Blog
Melhor forma de dividir a conta com os amigos

Melhor forma de dividir a conta com os amigos

Reunir os amigos em um barzinho não precisa de data nem motivo especial. Todo dia é dia para comemorar a amizade e rever aqueles que tanto nos fazem bem. Então, você marca com os amigos, todos chegam ao bar e então começam a beber e comer alguns petiscos. Conversa vai, conversa vem e vocês, muito felizes e animados, não param de pedir aquele chopinho gelado, ou um drink mais saboroso. Até que chega a hora de ir embora, e pedir ao garçom para trazer “a dolorosa”. Como fica a divisão da conta? Quem bebeu mais, paga mais? Ou vocês vão dividir o valor igualmente para todos? É justo aquele amigo que bebeu água pagar pelos drinks e chopes dos outros? Confira algumas dicas para amenizar essa situação que, às vezes, pode ser desconfortável.

Como dividir a conta?

Em muitos casos, o primeiro palpite da galera é pedir para dividir igualmente o valor total das despesas pelas pessoas que estão na mesa. É uma solução realmente bem simples e fácil, porém nem sempre a mais justa. Aquele amigo que bebeu água não ficará satisfeito em pagar pela conta de quem bebeu várias caipirinhas, não é? Nessas ocasiões, vale usar o bom senso. Se a diferença de preço não for muito grande, não há problema em dividir a conta igualmente. Caso contrário, os amigos podem fazer uma divisão mais equilibrada, calculando o que cada pessoa consumiu.

Estou sem dinheiro, devo recusar o convite?

Se seus amigos te convidam para um local que, no momento, você não tem condições financeiras de bancar, vale lançar mão da sinceridade e dizer que não poderá comparecer ao evento. Deixe a situação bem clara logo no momento em que você é convidado. É melhor prevenir do que passar constrangimento depois.

E o que fazer se os amigos insistem e dizem que pagam minha conta, devo aceitar?

Aí cabe a você aceitar ou não. Se são amigos de longa data e você se sentir confortável, não fica feio aceitar o convite e, numa próxima oportunidade, retribuir o favor pagando a conta do amigo no bar.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente